Jornada da Fada

A sua criança:

- Sentiu dor ao fazer cocô e agora tem medo?
- Segura o cocô por nojo, vergonha, apego?
- Está constipada?

Esse quadro se chama RESISTÊNCIA AO TOALETE, com constipação associada.

Dificilmente ela vai desfraldar com esse histórico. 

Além do tratamento com o pediatra, é preciso ressignificar o cocô pra essa criança, vencer o medo, e melhorar a relação dela com o cocô, com a alimentação, com o banheiro.

Foi pra essas crianças que eu criei a Fada do Cocô, e a Jornada da Fada!

Entre para a Jornada da Fada

Tenho recebido inúmeros pedidos de vaga pro tratamento da Fada, e me corta o coração ter que negar. É impossível atender todo mundo.

Foi aí que decidi criar a Jornada da Fada: uma versão online do tratamento que faço com meus pacientes particulares, em que o lúdico, a fantasia e a brincadeira são as principais ferramentas.

A estratégia da Fada tem ajudado muito meus pacientinhos a vencer a constipação, a desfraldar do cocô e/ou melhorar a relação com o próprio cocô. 

Promova um desfralde protagonizado pela criança

O formato do tratamento  usa o mesmo processo de dessensibilização que uso nos meus atendimentos particulares, só que na versão gravada, dentro da plataforma.

Separei a Jornada em 4 fases, exatamente como faço com meus pacientinhos.

O tempo entre as fases varia muito de criança pra criança. Alguns passam semanas em uma fase, outros passam meses.

Além de melhorar a relação da criança com o cocô, a Fadinha vai estimular aproximações sucessivas do banheiro, e o desfralde poderá acontecer.


Vocês terão 30 dias pra estabelecer o vínculo entre a Fada e a criança.

Crianças que estejam saturadas do tema "cocô", ou não gostem da Fadinha (minoria), não se engajam nas propostas.

Façam o teste por aí! Se, em 30 dias, a criança não mudar algum comportamento, vocês podem pedir o reembolso e procurar ajuda de outros profissionais.

Deixei uma lista de colegas nos quais eu confio ao fim da página.

Mas, a maioria das crianças adora a Fadinha e, no mínimo, melhoram a relação delas com o cocô e vencem a constipação.

Veja a programação da Jornada à seguir.

Fases da Jornada da Fada

Fase 1

A primeira fase vai abordar:

- Orientações para as famílias: causas da resistência, alimentação, prevenção de piora, e tudo que envolve o papel da família, e da escola, no tratamento;

- Estabelecimento de vínculo entre Fada e criança;

- Questões como medo, nojo e apego, posição anatômica pra fazer cocô, segurar/prender cocô, que serão trabalhadas em vídeos da Fada direcionados a elas.

A família coloca tudo em prática, aguarda a resposta da criança, e avalia quando ela estará pronta para a Fase 2.

Fase 2

Propostas da Fada:

- Fazer o cocô na fralda, ou roupa, afrouxadas ao máximo;

- Fazer o cocô de cócoras na fralda ou roupa afrouxadas, no ambiente do banheiro.

Fase 3

Propostas da Fada:

- Fazer cocô na fralda ou roupa afrouxadas, SENTADA no penico ou vaso com redutor de assento e apoio para os pés.

- Fazer cocô na fralda ou roupa com uma abertura para o cocô passar direto e cair dentro do vaso sanitário ou penico.

Fase 4

Proposta da Fada:

- Aumentar cada vez mais a abertura;
- Dar um destino lúdico e digno pra amiga fraldinha;
- Finalmente fazer o cocô diretamente no vaso sanitário ou penico.

Veja depoimentos sobre meus pacientinhos

Perguntas Frequentes

Quais são os pré-requisitos para a criança entrar na Jornada da Fada?

Para aumentar as chances de sucesso do tratamento, é preferível que a criança já seja acompanhada por pediatra ou gastropediatra para tratar a constipação.
Se for necessário, também deve ser acompanhada por profissional da psicologia e nutrição.
Caso a criança ainda não seja acompanhada por esses profissionais, ao final desta página, adicionei as indicações de profissionais amigos da Fada.
A Jornada da Fada trabalhará questões funcionais intimamente ligadas à atividade de vida diária de usar o banheiro, e dará apoio ao tratamento multiprofissional.
Mas apenas a Jornada, isoladamente, não é suficiente para a criança vencer a resistência. O cocô, por exemplo, não pode estar ainda endurecido. Senão não vai adiantar usar a Varinha Anti-medo da Fada do Cocô, pois a saída continuará doendo.

Quanto tempo dura a Jornada?

Impossível dizer. Cada criança tem suas particularidades, e os tratamentos de resistência costumam durar meses, até anos. IMPORTANTE: não tenha pressa!

A Jornada é para promover o desfralde?

Eu havia planejado a Jornada para crianças que já passaram pelo desfralde, mas apresentam resistência ao toalete, ou seja, por algum motivo, não conseguem desfraldar do cocô.
Porém, há muitas famílias me procurando pedindo ajuda para concluir o desfralde do cocô de crianças que não apresentam problemas. Na maioria dos casos, a escola em que a criança irá entrar exige que a criança esteja desfraldada.
Não era o ideal, mas, infelizmente, essa questão está longe de ser resolvida na nossa sociedade.
Para essas crianças eu criei o Clube da Fada do Cocô.

Com que idade a criança pode entrar na Jornada?

Crianças muito pequenas, que tenham problema com o cocô, talvez não se interessem pela Fada. Geralmente, próximo a 1 ano e meio, a criança começa a se interessar pela personagem.

É obrigatório passar por todas as fases?

Não. A criança pode pular da Fase 1 para a Fase 3, ou da Fase 2 para a Fase 4. Porém, quem faz essa avaliação para saber se é possível é a família.
Não me responsabilizo se a família se precipitar, pular fases, e a criança não aderir às novas propostas, sem ter passado pelo processo de dessensibilização completo.
Existe uma razão importante para a Jornada ser composta por 4 fases distintas: foi o que funcionou bem com meus pacientes particulares.

Se não der certo, posso pedir reembolso?

Sim. Deixo claro desde a primeira fase que a Jornada da Fada é uma tentativa de ajudar mais crianças, pois vejo muitos resultados positivos na minha prática clínica com os pacientes particulares, e é impossível atender a todas as crianças.
É um formato experimental, mas que vem apresentando resultados muito bons.
Se a criança não criar vínculo com a Fada, se a família não se envolver com o tratamento, se a família não concordar com o protocolo que adaptei, o comprador tem 30 dias para pedir o reembolso direto na plataforma.
Mas peço que a família procure outro profissional para ajudar a criança, e não a deixe sem tratamento adequado.

Por quanto tempo terei acesso à Jornada?

Não estipulo um tempo máximo. Cada criança responde ao tratamento à sua maneira e no seu tempo.

É garantido que a criança vai desfraldar no fim da Jornada?

Infelizmente essa não é uma garantia que posso oferecer. Estamos lidando com crianças que passaram por histórias diferentes, e muitas vezes, negativas, relacionadas às próprias excreções. São tantas variáveis que é impossível garantir que o método funcionará com absolutamente todas as crianças.
No mínimo, melhorar a relação da criança com o cocô, a Fada consegue.

A Jornada da Fada tem suporte tira-dúvidas?

Sim! Enquanto eu conseguir manter, a mentoria é feita diretamente comigo pela plataforma, no período da tarde, de segunda a sexta-feira. Caso a demanda aumente demais, a mentoria será feita por equipe treinada por mim.

A Jornada da Fada serve pra crianças atípicas?

Considerando que a Jornada trabalha questões comportamentais, emocionais e cognitivas usando a principal linguagem da criança - o lúdico, qualquer criança se beneficiaria do conteúdo. Porém, crianças neuroatípicas NECESSITAM de acompanhamento multiprofissional contínuo. A Jornada seria apenas mais um apoio para o desfralde do cocô.